sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aniversário da Fundaão Cultural Palmares

Fundação Cultural Palmares celebrou seu 21º aniversário, tendo sido palco de uma extensa programação que promete muito agito e muita cultura popular. Na semana de 17 a 22 de agosto, para celebrar mais um ano de existência da instituição, fundada em 1988, tambores ecoaram, convidando o público para uma grande festa com direito a muito samba no pé. Apresentaram-se mais de dez grupos de dança e música regionais.

Amantes do Maracatu, Jongo, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Congo e Capoeira tiveram a oportunidade de desfrutar um pouco da beleza e encanto da cultura afro-brasileira, acompanhando os cortejos, que mantêm viva a tradição da cultura popular. Mestres de Capoeira e grupos culturais vindos da Colômbia também acompanharam essa grande festa dentre eles: Grupo Benkos Kusuto da comunidade do Palenque de San Basílio e Grupo Gualajo, e o coletivo de artistas “Entre dos mares: ensamble musical de Colombia, Ecuador y Panamá”.
Participaram da festa também Luiz Melodia e Lazzo Matumbi, que se apresentam no palco do Teatro Nacional. Foi feita a entrega do Troféu Palmares, uma honraria a personalidades que se destacaram na luta pela igualdade racial no Brasil. Ao final do show, o público assistiu a um desfile de moda afro.
Foram realizadas ainda ainda oficinas de Chula, com Roberto Mendes, de Percussão, com Mario Pam, e de ritmos afro del Caribe y el Pacifico; a exposição fotográfica Negrice Cristal, de Januário Garcia; Cortejo da Lavagem – Terreiro Ilê Ase Ode Onisegum; e degustação de comida afro-brasileira.

Nenhum comentário: